If you'd like to support our preservation efforts (and this wasn't cheap), please consider donating or supporting us on Patreon. Thank you!
Ajuda:Conteúdos/Criar e Editar Artigos
Bem-vindo ao TCRF! Por favor, leia estas diretrizes antes de começar a editar.
Contents
- 1 Regras
- 2 Criando artigos
- 3 Títulos
- 4 Descrições
- 5 Bobs
- 6 Carregando & formatando imagens/vídeo/áudio
- 7 Problemas com espaçamento
- 8 Subpáginas
- 9 Seções
- 10 Subcabeçalhos
- 11 Formatação de texto
- 12 Citing Sources
- 13 Adding Categories
- 14 Series Templates
- 15 Tags
- 16 Article Talk Pages
- 17 Article Note Pages
Regras
Quais informações posso adicionar?
Adicione esse material.
| Conteúdo | Posso adicionar? | Notas: |
|---|---|---|
| Conteúdo não usado ainda presente dentro do jogo. | ✔ |
Exemplos incluem personagens, níveis, itens, objetos, cenas, áudio, texto, texturas, funções e códigos não usados. |
| Funções de depuração. | ✔ |
Exemplos incluem menus de depuração, depuradores de áudio e seleções de nível. |
| Diferenças entre versões. | ✔ |
Exemplos incluem documentar as diferenças entre as versões japonesa e americana de um jogo. |
| Protótipos de jogos vazados. | ✔ |
Exemplos incluem o protótipo de Half-Life 2 e a ROM de depuração de Ocarina of Time. |
Não adicione esse material.*
| Conteúdo | Posso adicionar? | Notas: |
|---|---|---|
| Falhas. | ✘ |
Exceções:
|
| Truques e códigos. | ✘ |
Exceções:
|
| SDK comuns e linhas de compilação. | ✘ |
Exceções:
|
| Jogos de fãs. | ✘ |
Por favor, não adicione informações sobre jogos feitos por fãs ou jogos amadores criados por você ou outros. |
| Conteúdos criados pelo usuário. | ✘ |
O TCRF não é um lugar para promover seu próprio conteúdo. Isso inclui vídeos e sites não relacionados diretamente ao material coberto aqui. |
- * Aplicam-se algumas exceções.
- ** Se a informação que quer adicionar pode ser encontrada em muitos outros jogos na mesma plataforma, ela provavelmente não precisa ser documentada aqui.
Quem possui a informação?
Ninguém é o dono da informação escrita aqui. O TCRF é uma wiki de base comunitária. Todos podem escrever, corrigir, alterar ou contribuir com artigos. Não fique surpreso quando outros usuários editarem um artigo que você escreveu, para melhorar sua exatidão e clareza, corrigir a gramática, ortografia ou erros de formatação, ou adicionar mais informações.
Se você quiser começar a trabalhar em um artigo, mas não está pronto para que outras pessoas o editem, você pode colocá-lo em uma subpágina em seu Espaço de usuário. Páginas em seu Espaço de usuário não serão editadas por outros. Você pode mover seu artigo para a parte principal da wiki e abri-lo para contribuições quando estiver pronto. Visite Espaço de usuário para mais informações.
Disputas e guerra de edições
Por favor, não desfaça as edições de outros usuários a não ser que sinta que eles cometeram um erro óbvio. Isso inclui edições que tornam o texto de uma página ambíguo ou enganador, ou removem detalhes técnicos. Se você encontrar uma situação dessas...
- Desfaça a edição.
- Nunca desfaça as edições feitas por um administrador.
- Escreva sua razão para a reversão na caixa de Sumário da edição.
- Esta caixa pode ser encontrada abaixo da caixa de edição principal.
- Seja educado em sua explicação.
Se você tiver problemas persistentes com outro editor, ou quiser discutir uma edição, escreva uma mensagem cortês em uma página de discussão de um administrador explicando a situação. Se você não entender como as páginas de discussão funcionam, visite Espaços de usuários para mais informações.
Páginas de discussão dos administradores:
- BMF54123
- Divingkataetheweirdo
- Einstein95
- GlitterBerri
- GoldS
- Inuyasha
- RahanAkero
- Rick
- Sanky
- Vague Rant
- Xkeeper
- zerojay
Outras regras
Especulação:
Evite especulações nos artigos. Certifique-se que há provas em suas asserções.
Editorando:
Não critique duramente um jogo só porque não gosta dele. Outros leitores podem discordar.
Humor:
Sinta-se à vontade para usar um pouco de humor em seus textos. Porém...
- Não edite um artigo ou legenda de imagem só para adicionar humor.
- Não exagere. O foco do TCRF é a informação, não o chiste.
- Não seja ofensivo. Seja politicamente correto.
Usando os termos Alpha & Beta:
Os termos "alpha" ("alfa") e "beta" são frequentemente usados de forma incorreta, então desencorajamos o seu uso na wiki. Use "anterior", "protótipo" ou "não usado" em vez disso.
- A única exceção a essa regra é quando um jogo é especificamente rotulado como "alfa" ou "beta" por um desenvolvedor/publicador. Por exemplo, um teste beta público de um jogo de PC como Minecraft. Se o jogo é mesmo uma versão alfa ou beta, por favor adicione uma nota na página de discussão do jogo e na caixa de Sumário da edição, para que a sua edição não seja incorretamente corrigida.
Criando artigos
Siga os passos abaixo para começar a criar um artigo. Somente crie um artigo se você tiver informações para lá colocar. Não crie artigos só para guardar o lugar para jogos que ainda não tem nenhuma descoberta.
- Procure pelo TCRF para ver se alguém já fez um artigo para o jogo.
- Você pode usar a caixa "pesquisar" na barra lateral à esquerda, ou clicar aqui.
- Se não houver resultados, você verá um link que diz "Create the page on this wiki!" [Crie a página nesta wiki]
- (Exemplo)
- Clique no link vermelho e você chegará em uma tela de edição onde você pode começar a criar seu artigo.
- (Exemplo)
- Use o botão "Mostrar previsão" abaixo da caixa de Sumário da edição para prever suas alterações antes de clicar em "Salvar página".
- Por favor, tente adicionar ou editar o máximo possível antes de salvar a página, para que você não encha a página Mudanças recentes e o canal IRC com notificações.
- Use a caixa de Sumário da edição para descrever o que você adicionou ou editou.
- Exemplo: "Adicionei imagem do menu de depuração."
Títulos
Ao escolher um título...
- Use o nome adequado para o jogo.
- Exemplo: The Legend of Zelda - Twilight Princess
- Porém, se um jogo tiver um título ou subtítulo longo, você pode encurtá-lo.
- Exemplo: "The Flintstones - The Rescue of Dino & Hoppy" pode ser encurtado para "The Flintstones".
- Abreviações convencionais também estão OK.
- Exemplo: "Super Mario Brothers 3" pode ser intitulado "Super Mario Bros. 3".
- Se há mais de uma versão do jogo, adicione a plataforma ao título.
- Exemplo: Sonic the Hedgehog (Mega Drive)
- Use o título americano para o jogo.
- Exemplo: The Legend of Zelda - Ocarina of Time
- Se o jogo não foi lançado nos EUA, use o título japonês.
- Exemplo: BS Zelda - Inishie no Sekiban
- Se o jogo foi lançado na Europa, mas não nos EUA, use o título europeu.
- Exemplo: Mr. Gimmick
Redirecionamentos
Certas vezes, um jogo tem mais de um nome popular. Por exemplo, Dōbutsu no Mori foi lançado somente no Japão, mas fãs anglófonos chamam o jogo de Animal Forest. Você pode criar um redirecionamento, então as pessoas que procurem por "Animal Forest" serão levadas ao artigo para Dōbutsu no Mori. Adicione o seguinte código a um artigo para criar um redirecionamento:
| Código: |
| #REDIRECT [[Nome do Jogo]] |
Por exemplo: você pode adicionar #REDIRECT [[Animal Forest]] à página de Dōbutsu no Mori.
Descrições
Por favor, coloque uma breve descrição do jogo no topo de todos os artigos. O TCRF não necessita de resumos detalhados. Uma frase é o bastante. Se leitores quiserem saber mais sobre um jogo, eles podem visitar a Wikipédia.
Exemplo:
'''''Lufia II''''' é um RPG para o SNES. Ele é na verdade um prólogo do primeiro jogo da série.
Bobs
Todos os artigos (exceto artigos sobre protótipos de jogos) precisam de um bob. Um bob é uma coluna com informações sobre o jogo, incluindo a data de lançamento, sua publicadora, desenvolvedora, e que tipo de conteúdo não usado e de depuração podem ser encontrados no artigo.
Para criar um bob, copie o código abaixo e altere as informações para corresponder com o seu jogo. Se seu jogo não tiver gráficos não usados, por exemplo, simplesmente apague a linha |graphics= yes. Você pode ver um exemplo à direita.
Se um jogo teve lançamentos em mais que um ano (como 2011 e 2012), adicione |nocat=true às datas de lançamento mais recentes.
| The Legend of Zelda - The Wind Waker |
|---|
|
Also known as: Kaze no Takuto (JP)
|
| Código: |
| {{Bob | bobscreen= NOME_DA_IMAGEM.png |
Carregando telas de título
| Yoot Tower |
|---|
|
Also known as: The Tower II (JP)
|
Bobs precisam de uma imagem da tela de título do jogo. Visto que você não pode usar imagens das caixas ou imagens de outros sites que tenham marcas d'água, você terá que carregar uma. Imagens de telas de título precisam ser tiradas usando um emulador ou usando a função de captura de tela existente no jogo, tirada na resolução nativa dele. Visite Imagens para mais informações.
Se você não conseguir tirar uma imagem da tela de título, apague esse código do bob:
| | bobscreen= NOME_DA_IMAGEM.png | screenwidth= 320px |
O artigo será adicionado à categoria Telas de título em falta. Você pode ver um exemplo à direita. Abaixo está o código usado para criar esse exemplo.
| Código: |
| {{Bob | title= Yoot Tower |
Sem tela de título
| Atlantis no Nazo |
|---|
|
Developer:
Sunsoft
|
Se o jogo não tiver tela de título, apague esse código:
| | bobscreen= NOME_DA_IMAGEM.png | screenwidth= 320px |
Então, adicione esse código:
| | noscreen= yes |
Você pode ver um exemplo à direita. Abaixo está o código usado para criar esse exemplo.
| Código: |
| {{Bob | noscreen= yes |
Jogos de arcade
| Donkey Kong Jr. |
|---|
|
Developer:
Nintendo
|
Se o jogo for um jogo de arcade, apague esse código do bob:
| | system= Insira a Plataforma Aqui |
Então, adicione esse código:
| | arcadesys= Insira a Plataforma Aqui |
Você pode ver um exemplo à direita. Abaixo está o código usado para criar esse exemplo.
| Código: |
| {{Bob | bobscreen= DKJuniorTitle.png |
Páginas de BIOS
Se o artigo é sobre uma BIOS, ele irá precisar de uma tela de título, um título, desenvolvedora, publicadora, sistema, data de lançamento, e uma lista do conteúdo não usado que contém. Você pode ver um exemplo à direita. Abaixo está o código usado para criar esse exemplo.
| BS-X (Beta Satellaview) |
|---|
|
Developer:
Nintendo, St. Giga
|
| Código: |
| {{Bob | bobscreen= BS-X BIOS Title Screen.png |
Carregando & formatando imagens/vídeo/áudio
Por favor, veja Carregando arquivos para mais informações.
Problemas com espaçamento
Se o texto não está envolvendo propriamente o redor de bobs, imagens ou vídeos embutidos, use a etiqueta {{clear}} para forçar o conteúdo não relacionado a aparecer abaixo deles. Eu usei uma etiqueta {{clear}} no final dessa seção para impedir o texto da seção Subpáginas abaixo de aparecer ao redor da imagem à direita.
| Código: |
| {{clear}} |
Subpáginas
Se um jogo tiver muito conteúdo de certa categoria (ex.: itens não usados), você pode criar uma subpágina separada para a categoria, então o artigo principal não ficará tão cheio. Primeiro, você precisará criar uma seção para Subpáginas, como nós fizemos aqui. (Visite Seções para mais informações.) Então, adicione esse código abaixo do nome da seção:
| Código: |
| {{subpage|Nome da Subpágina|image=NOME_DA_IMAGEM.png|width=80|text=Uma breve descrição da Subpágina, com uma imagem relevante.}} |
Você também precisará adicionar uma imagem em miniatura que seja importante para sua Subpágina. O resultado se parecerá com isso:
| Seleção de Mapas Informação sobre a seleção de mapas do jogo. |
O nome da Subpágina será um ink vermelho. Clique no nome para começar a editar a Subpágina.
Seções
Você pode dividir o conteúdo de um artigo em seções. Se você tiver 3 ou mais seções, um índice será automaticamente criado no topo da página. A seção que você está lendo chama-se "Seções".
| Código: |
| ==Nome da Seção== |
Subcabeçalhos
Seções podem ser divididas em subseções usando subcabeçalhos.
| Código: |
| ===Nome do Subcabeçalho=== |
Resultado:
Exemplo
É fácil!
Formatação de texto
Um guia para formatação de texto básica na wiki.
Negrito
Para colocar texto em negrito, coloque três apóstrofos antes e depois do texto que você quiser que fique em negrito.
| Código: | Resultado: |
| '''Negrito''' | Negrito |
Sempre use texto em negrito para botões de controle e movimentos de um D-Pad/joystick.
- Aperte Cima, Cima, Baixo, Baixo, Esquerda, Direita, Esquerda, Direita, B, A para fazer seu veículo explodir.
Itálico
Para colocar texto em itálico, coloque dois apóstrofos antes e depois do texto que voê quiser que fique em itálico.
| Código: | Resultado: |
| ''Itálico'' | Itálico |
Sempre coloque em itálico o título de jogos:
- Este sucessor espiritual de Vehicle Race Excellent foi desenvolvido inteiramente em um ZX Spectrum, num período de somente três semanas, com um orçamento de exatamente três latas de SpaghettiOs.
Negrito + Itálico
Para colocar um texto em negrito e itálico, coloque cinco apóstrofos antes e depois do texto que você quiser que fique em negrito e itálico.
| Código: | Resultado: |
| '''''Negrito + Itálico''''' | Negrito + Itálico |
Coloque sempre em negrito e itálico um título de um jogo quando ele aparecer na descrição de seu próprio artigo.
- Jalopy Run Wonderful é um jogo de corrida 3D futurista e um bom exemplo do que acontece quando você simplesmente não liga pra porcaria nenhuma.
Valores hexadecimais & códigos
Use o código abaixo quando for escrever valores hexadecimais (endereços de ROM, códigos de Gameshark, etc.) em seu artigo:
| Código: | Resultado: |
| {{hex|22160484 00000000}} | 22160484 00000000 |
Não se esqueça de indicar para qual a versão do jogo o seu código se aplica, se houver mais que uma versão dele.
Links
Para criar um link, coloque colchetes em volta do URL. Tente não adicionar links vermelhos às páginas.
| Código: | Resultado: |
| [http://tcrf.net] | [1] |
Adicionando links ao texto:
Para adicionar links ao texto, use o seguinte código:
| Código: | Resultado: |
| [http://tcrf.net The Cutting Room Floor] | The Cutting Room Floor |
Ligando às páginas do TCRF:
Quando você quiser adicionar um link para páginas ou arquivos do TCRF, use esse código:
| Código: | [[Nome_da_Página|Texto do Link]] |
Exemplo:
| Código: | Resultado: |
| [[Donkey Kong Country (SNES)|Donkey Kong Country (SNES)]] | Donkey Kong Country (SNES) |
Ligando categorias:
Quando você quiser adicionar um link para categorias do TCRF, use esse código:
| Código: | [[:Category:Nome_da_Categoria|Texto do Link]] |
Exemplo:
| Código: | Resultado: |
| [[:Category:NES games|NES]] | NES |
Tabelas
To create a table, use the following code:
| Code: |
| {| class="wikitable" style="text-align: left;" !Column Header 1 |
Result:
| Column Header 1 | Column Header 2 |
|---|---|
| Row A, Column 1 | Row A, Column 2 |
| Row B, Column 1 | Row B, Column 2 |
| Row C, Column 1 | Row C, Column 2 |
Lists
To create a list, use #:
| Code: | Result: |
| # Apples # Grapes |
|
To add subpoints to your lists, use *:
| Code: | Result: |
| # Apples #* Red |
|
Boxes
Create boxes around your text with <pre> </pre> tags:
| Code: | Result: |
| <pre>This is an example.</pre> | This is an example. |
Citing Sources
If your information is from other websites or users, you can credit them with the {{source}} tag:
| Code: | Result: |
| {{source|Person A (Code), Person B (Screenshot)}} |
(Source: Person A (Code), Person B (Screenshot))
|
Adding Categories
If you need to add a page to more than one category, use this code:
| Code: | [[Category:System games]] |
Series Templates
TCRF has articles about many games from many different series. If you create an article about a game from a popular series, add a {{series}} tag to the bottom of your article:
| Code: | {{Zelda series}} |
Result:
Don't add unlicensed or fan-made games to series templates.
- Exception: Ports licensed by the original creator of the game but not licensed by the console manufacturer; specifically:
- Tengen's unlicensed NES games for Atari, Namco, and Sega; though they are not licensed by Nintendo, they are licensed by Atari, Namco, and Sega, and thus qualify
- Accolade/Ballistic's unlicensed Genesis ports of computer games and the first Double Dragon title, for the same reason
Tags
You can attach tags to your article in order to alert readers about things that need to be done.
Work in Progress
This tag shows that someone is still actively working on an article. However, it does not prevent others from contributing. Anyone is free to edit articles on the wiki, even if they are still under construction. If you are not ready for other users to contribute to your article, put it on a subpage in your User Space until you are ready to move it to the main wiki. For more information, visit User Sub-Pages.
| Code: | {{WIP}} |
| This article is a work in progress. ...Well, all the articles here are, in a way. But this one moreso, and the article may contain incomplete information and editor's notes. |
To Do
| Code: | {{todo|Describe what needs to be done.}} |
| To do: This article needs more screenshots. |
New Article
| Code: | {{start}} |
| This article has just been started and needs the article basics added. Help us out and add them. |
Stub
| Code: | {{stub}} |
| This page is rather stubbly and could use some expansion. Are you a bad enough dude to rescue this article? |
Investigate Further
| Code: | {{investigate}} |
| This needs some investigation. Discuss ideas and findings on the talk page. |
Elaborate Further
| Code: | {{elaborate}} |
| Please elaborate. Having more detail is always a good thing. |
Add Images
| Code: | {{needsimages}} |
| This page or section needs more images. There's a whole lotta words here, but not enough pictures. Please fix this. |
Translate
| Code: | {{needsTranslation}} |
Update
| Code: | {{NeedsUpdate}} |
Improve
| Code: | {{sucks|reason=Reason the article is unsatisfactory}} |
| This page sucks. If you could make it suck less, that would be awesome. |
Delete
| Code: | {{delete|reason=Reason the page should be deleted}} |
| This page or file is awaiting consideration for deletion. Please make sure it is not linked anywhere before deleting it! |
Article Talk Pages
Every article has a Talk page. Here, users can discuss the article's content, bring up concerns, or ask questions. You can find the Talk page by visiting an article and clicking on the "discussion" tab to the right of the "Page" tab at the top left of the screen.
(Example)
If the word "discussion" is red, that means that no one has written on the page yet and you will be brought to an edit screen.
Rules
Article Talk pages are not for arguing with other users. If you are having problems with someone, visit Handling Disputes for more information.
Don't alter the content of an article's Talk page. This includes deleting comments.
Leaving Comments
To write on an article's Talk Page use the following format:
| Code: | ==Topic==
Write your comment/question/etc. here. --~~~~ |
Writing four tildes (--~~~~) attaches your signature and a timestamp to your comment, so other users will know who wrote it and when. --GlitterBerri 21:32, 25 December 2012 (EST)
Replying
You can reply to people's comments by using a : in front of your response. It will automatically indent your reply.
| Code: | Result: |
| Are you sure that location A_R00 is unused? I'm pretty sure that's just the forest on Outset Island. --~~~~ :It's definitely unused. I just checked, and the Outset Island forest looks totally different. --~~~~ |
Are you sure that location A_R00 is unused? I'm pretty sure that's just the forest on Outset Island. --ZestyLemon 21:56, 26 November 2012 (EST)
|
Comments can be indented further by adding more colons (:).
| Code: | Result: |
| Are you sure that location A_R00 is unused? I'm pretty sure that's just the forest on Outset Island. --~~~~ :It's definitely unused. I just checked, and the Outset Island forest looks totally different. --~~~~ |
Are you sure that location A_R00 is unused? I'm pretty sure that's just the forest on Outset Island. --ZestyLemon 21:56, 26 November 2012 (EST)
|
Article Note Pages
Note pages can be created to keep track of or share information with other users. They are used for hacking notes or to record small details that aren't noteworthy enough to include in the main article.
(Example)
To create a note page:
- Go to http://tcrf.net/Notes:Game_Name (Example)
- You will see a page with the words "There is currently no text in this page. You can search for this page title in other pages, search the related logs, or edit this page."
- Click the words "edit this page" or the "create" tab at the top to start editing.
If a game has a Notes page, the sentence "This game has a notes page" will automatically appear on the article's bob.
(Example)




