We have upgraded to the latest version of MediaWiki and now support TLS1.2 and transcoding!
Please contact us via Discord or Twitter if you experience any problems.

Super Mario Bros. 2 (Famicom Disk System)

From The Cutting Room Floor
Jump to navigation Jump to search
This page is a translated version of the page Super Mario Bros. 2 (Famicom Disk System) and the translation is 100% complete.
Other languages:
English • ‎français • ‎polski • ‎português do Brasil • ‎日本語 • ‎한국어

Title Screen

Super Mario Bros. 2

Also known as: Super Mario Bros.: The Lost Levels (US/EU)
Developer: Nintendo
Publisher: Nintendo
Platform: Famicom Disk System
Released in JP: June 3, 1986
Released in US: May 1, 2007 (Virtual Console)
Released in EU: April 14, 2007 (Virtual Console)


GraphicsIcon.png This game has unused graphics.
Carts.png This game has revisional differences.


O Super Mario Bros. 2 Japonês é basicamente Super Mario Bros. com a dificuldade dobrada pra 11. O espaço expandido fornecida pelo formato de disco permitiu a criação de níveis mais longos e complexos, vários truques novos, e um total de 13 mundos... Mas em geral, é essencialmente o mesmo jogo.

Por causa principalmente de sua dificuldade extreme e semelhanca a seu antecessor, jogadores no exterior não teriam a chance de jogá-lo até o lançamento de Super Mario All-Stars, embora de uma forma refeita. A versão desbloqueável incluído em Super Mario Bros. Deluxe não teve seus gráficos únicos do lançamento original ou qualquer coisa normalmente acessível após 8-4, e jogadores não-Japoneses não teriam a chance de jogar o jogo original inalterado até que foi lançado internacionalmente no Virtual Console do Wii.

Gráficos Não-Usados

Você já conheceu o meu primo de 64-bits?

Dois azulejos não usados para o solo e um cacto podem ser encontrados no final do arquivo de gráficos SM2CHAR1. A última, uma variação de semelhança mais natural ao azulejo do solo do Super Mario Bros. original, aparece em cada imagem do manual do jogo, sugerindo que ele foi mudado muito depois no desenvolvimento.

Diferenças Revisionais

Em 2004, Super Mario Bros. 2 foi relançado como parte da série Famicom Mini para o Game Boy Advance no Japão como Famicom Mini vol. 21. A mudança mais significante nessa versão é que A + Start lhe permite, depois de alcançar um Fim de Jogo, imediatamente ir de volta para o começo do mundo no qual você morreu (excluindo os Mundos 9 e A-D). Isso não apenas faz a opção "Continue" redundante, mas há alguns outros efeitos:

  • Usando o menu do emulador (accessível ao pressionar L + R) para salvar sua pontuação máxima irá também salvar o último mundo no qual você morreu, significando que a combinação A + Start ainda funciona mesmo depois que o jogo é desligado, o que faz possível completar o jogo em sessões múltiplas.
  • É possível trocar entre Mario e Luigi no meio do jogo sem ter que começar de novo, o que não era possível na versão para FDS.
  • Depois de passar do 8-4 oito vezes, o jogador precisa pressionar B + Start na tela de título para acessar o Mundo A-1 ao invés de A + Start na versão para FDS.

Essas mudanças não passaram para as versões para 3DS e Wii/Wii U, no qual se comportam do mesmo jeito à versão para FDS original.